omar comprimido sem água pode causar algum problema?

Os comprimidos devem ser tomados com água para facilitar sua ingestão, impedindo que grudem no esôfago e causem desconforto, podendo gerar uma inflamação, que causaria queimação na garganta, dor no peito e sensação de falta de ar.

Posso tomar remédio com outras bebidas, como refrigerante, café ou leite? O mais indicado para a ingestão de medicamentos é a água, pois alguns medicamentos podem ter reações químicas quando tomados com sucos, leite, refrigerantes, chás ou café, comprometendo a eficácia do tratamento.

Posso tomar remédios com bebidas alcoólicas? Jamais. A mistura de álcool e medicamentos pode aumentar ou diminuir o efeito do remédio, alterar o metabolismo e produzir substâncias tóxicas ao organismo. Entre os medicamentos que apresentam maior risco à mistura com álcool estão os antibióticos, antidepressivos, a insulina, ansiolíticos e os anticoagulantes. Tomar medicamentos com bebidas alcoólicas pode também causar efeitos secundários, como sonolência, dores de cabeça, náuseas e vômitos.

Posso dissolver o conteúdo de uma cápsula na água? Embora algumas pessoas tenham o costume de abrir cápsulas e dissolvê-las para facilitar a ingestão do remédio entre crianças e idosos, a prática não é recomendada, pois a cápsula foi idealizada para proteger as mucosas da boca e do esôfago, para garantir a eficácia e ação lenta do medicamento.

Deixe um Comentário